terça-feira, 30 de junho de 2009

segunda-feira, 29 de junho de 2009




PROGRAMA MULHER PONTO COM

TV SÉCULO 21

domingo, 28 de junho de 2009

BOLO DE PÊSSEGO

INGREDIENTES:MASSA BRANCA 5 ovos5 colheres de (sopa) de açúcar5 colheres de (sopa) de farinha de trigo1 colher de (sopa) de fermento MODO DE PREPARO Bata os ovos com a gema na batedeira e depois coloque o açúcar,após bem batido,acrescente a farinhalevemente,depois o fermento.Unte uma forma e leve para assar por cerca de 30 minutos à 190Cº. RECHEIO:1 lata de pêssego1 creme de leite1 leite condensado1/2 gelatina sem sabor deluida1 copo de chantelly batido1 xicara de pêssegos picados Bata o pêssego com o creme de leite e o leite condensado no liquidificador,depois acrescente a gelatinasem sabor dissolvida em 1/2 xícara de àgua,coloque em uma vasilha e misture o chantelly e os pêssegos picados. MONTAGEM Corte o bolo em 3 discos,cubra com chantelly e decore à gosto.

terça-feira, 23 de junho de 2009

MERENGUE DECORADO

Merengue Decorado
Suspiro:½ copo (americano )de clara01 ½ copo (americano) de açúcar refinadoraspa de limão a gosto01 colher (café) de cremor de tártaroModo de preparo:Aqueça em banho maria as claras e o açúcar. Depois de aquecido, acrescente o cremor de tártaro e as raspas de limão. Leve à batedeira e bata por alguns minutos até ficar um merengue firme. Depois de batido coloque em um saco de confeiteiro, unte uma forma com papel manteiga e forme os suspirinhos e as placas. Leve ao forno por aproximadamente 10 a 15' até os suspiros ficarem firmes. Retire do forno e deixe esfriar.Merengue:02 a 03 cx de morango01 lt de creme de leite fresco para chantili06 colheres (sopa) de açúcar03 placas de suspiroSuspirinhos a vontadeMontagem:Bata o creme de leite fresco com o açúcar na batedeira até ficar firme em ponto de chantili. Pique os morangos em um prato e deixe alguns inteiros. Em um bandeija coloque a primeira placa de suspiro, por cima coloque um pouco de chantili e espalhe. Acrescente um pouco de morango picado, um pouco de suspirinho e novamente outra placa, siga a mesma sequência: chantili, suspiro e morango. Faça uma terceira camada e decore a gosto com os morangos inteiros.

BOMBONS ESPECIAIS DECORADOS

Bombons especiais decorados
Ingredientes:Creme - 400 gramas de chocolate ao leite.½ xícara de creme de leite.2 colheres de sopa de doce de leite .200 gramas de castanha de cajú triturada ou frutas secas trituradas .Modo de preparo - Derreta o chocolate por 40 segundos , depois por mais 40 segundos. Depois de derretido,deixar esfriar um pouco e acrescentar aos poucos creme de leite e doce de leite . Em seguida acrescente metade das castanhas e mexa .Colocar por uma noite na geladeira e no dia seguinte ,fazer as bolinhas e levar novamente a geladeira.Cobertura - 1 kg de fondont.5 colheres de sopa de água.Modo de preparo - Coloque tudo na panela e leve ao fogo em banho maria,mexa até dar firmeza de pincelar ou mergulhar os bombons dentro. Retire em seguida e deixe esfriar.Depois de frios decore com glacê real colorido ou tinta comestível dourada .Outra dica - Os bombons podem ser enrolados e cobertos com castanha , chocolate em pó ou nozes trituradas e em seguida colocar nas forminhas .

CREME DE MANDIOCA


Creme de Mandioca
Ingredientes :1 kg de de mandioca .2 litros de água 2 tomates 1 cebola grande3 dentes de alho amassado½ xícara de cheiro verde picado½ xícara de bacon picado½ xícara de lingüiça calabresa a picada3 colheres de pimenta líquida 1 tablete de caldo 1 lata de creme de leiteModo de Preparo :Cozinhar a mandioca em 2 litros de água.Depois de cozinhar,reserve.Em uma panela,refogue o bacon ,lingüiça, o alho e cebola.Deixe refogar um pouco e acrescente os demais ingredientes: tomate, pimenta, o tablete de caldo e o cheiro verde.Depois de tudo refogado desligue o fogo e reserve.Coloque a mandioca que está cozida no liquidificador com a água e bata bem até ficar líquida.Acrescente aos poucos no refogado.Ligue novamente o fogo e deixe aproximadamente por 15 minutos, sempre mexendo.Em seguida, coloque o creme de leite , dê uma leve mexida e desligue o fogo.

SALADA TROPICAL COM KANI


Salada Tropical com Kani (Selma Medeiros)
Ingredientes:250g de Kani300g de uva verde300g de uva vermelha1 manga1 alface americano1 abacaxi4 kiwis4 colheres de (sopa) de hortelã picadoMolho:1 copo americano de mostarda½ copo americano de vinagre branco4 colheres de (sopa) de açúcarModo de preparo:Corte as uvas ao meio, a manga em quadrinhos, o abacaxi e o Kiwi. Depois corte o Kani em cubos em seguida corte o alface em folhas pequenas.Misture todos os ingredientes e em seguida decore uma saladeira e coloque a salada e reserve.Modo de preparo do molho:Misture o vinagre e a mostarda e mexa bem. Em seguida coloque o açúcar e o hortelã. Está pronto seu molho, regue a gosto sua salada.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

quinta-feira, 18 de junho de 2009

TABELA DE ALIMENTOS E SEUS BENEFICIOS


PIRAMIDE DE ALIMENTOS


COMO CORREGIR ERROS NA CULINÁRIA.

Comida muito salgada
Se você errar na quantidade de sal,coloque um pano por cima da panela e em cima dele uma colher de sopa de farinha de mandioca.Deixe o alimento cozinhar mais alguns minutos para que a farinha absorva o sal

Arroz queimado
Se você deixou o arroz grudar na panela e ficou com um gosto de queimado.Coloque uma fatia de pão sobre o arroz,tampe a panela e espere alguns minutos.Depois retire o pão que o arroz já estará sem o gosto de queimado.
Outra dica é deixar a panela quente sobre uma superfície fria (pia) por alguns minutos.Você vai perceber que esse truque elimina o gosto de queimado completamente.

Arroz sem sal
Se você esqueceu de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido,dissolva a quantidade de sal necessária em 1/2 xícara (chá) de água e coloque aos poucos sobre o arroz.Deixe cozinhar até que seque.

Feijão queimado
Para tirar o gosto de queimado do feijão,coloque uma cebola inteira,descascada e lavada dentro da panela e deixe cozinhado por alguns minutos.Isso fará com que o gosto de queimado desapareça.

Bolo cru por dentro
Se o bolo estiver dourado por fora,mas não assou completamente por dentro,coloque uma assadeira com água na grade de cima do forno.Você nunca mais terá problemas ao assar seus bolos.

Doces
Caso você tenha colocado muito açúcar na sobremesa,coloque uma pitada de sal

COMO ARRUMAR A MESA


OS TALHERES NA MESA

Na mesa de um jantar completo haverá talheres para cada prato e um prato para cada alimento, assim como copos para diferentes vinhos. - Use os talheres pela ordem, de fora para dentro. - As facas ficam à direita do prato, com o gume virado para dentro. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso. A colher de sopa também fica do lado direito, tendo as facas (de peixe, de carne, etc) entre ela e o prato. - Por esta descrição fica claro que se deve segurar a faca com a mão direita e o garfo com a esquerda. Caso não esteja usando a faca, o garfo fica na mão direita, com a qual também se pega a colher de sopa. - A maneira correta de passar um talher para outra pessoa é segurando no meio deste e entregando com a parte onde se segura voltada para a pessoa. - Quando for usar a colher, sorva o líquido pelo lado, evitando incomodar o vizinho de mesa com o movimento semicircular do braço. - A faca jamais deve ser levada à boca e não deve ser usada para saladas, ovos, bolo, tortas, pão, talharins e espaguetes.

REGRAS DE ETIQUETAS NA MESA

1. Deve comer sempre de boca fechada, sem ruído e sem nunca a encher por completo.2. Nunca se parte o pão com a faca e menos ainda com os dentes. O pão que vem para a mesa ou já está partido ou vem inteiro, em qualquer dos casos parta um pouco do pão com os dedos em cima do prato respectivo – caso este exista – e leve-o à boca pedaço a pedaço.3. Os cotovelos nunca devem pousas na mesa, claro que também não deve de ter uma postura tipo estátua como se estivesse em pânico. 4. Ao aceitar ser servido de algo, nada deve dizer, no entanto se não desejar ser servido deve agradecer pela negativa “Não, muito obrigado (a)”.5. Não deve emitir opiniões sobre o que está a comer, especialmente pela negativa; se não gosta pode sempre deixar no prato.6. Nunca deve apanhar um talher ou um guardanapo que tenha caído ao chão.7. Não é obrigatório deixar restos no prato.8. Não se deve molhar o pão nos molhos, no café, ou em qualquer liquido.9. Quando terminar de comer, nunca empurre o prato, e muito menos deve entregá-lo ao empregado de mesa.10. Nunca encha demasiado o seu prato, pode sempre servir-se mais que uma vez, caso tenha vontade de repetir.11. Nunca deve retirar a comida da travessa com o seu próprio talher.12. Sempre que pretender beber, deve limpar os lábios para não deixar a marca destes na borda do copo.